Projeto homenageia ex-aluna da FAMESC
‘Histórias de Sucesso’ conta um pouco da história de quem faz a diferença na profissão
A Faculdade Metropolitana São Carlos (FAMESC), através do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e do setor de Marketing da instituição, lança o projeto ‘Histórias de Sucesso’.
O objetivo é homenagear pessoas que com sua trajetória de vida, são hoje reconhecidas pelas suas carreiras e pelos serviços prestados ao município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ e região.
A primeira a ser homenageada é a enfermeira Núbia Aparecida Ribeiro Lopes, aluna egressa da primeira turma de Enfermagem da FAMESC, que conta um pouco de sua história de vida justamente no Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março.
Aos 43 anos, essa bom-jesuense, nascida e criada no Bairro Pimentel Marques, em Bom Jesus, popularmente conhecido por Aristides Figueiredo, fala um pouco de como tudo começou, ao completar 24 anos de profissão.
“É muito bom falar da minha história, pois sirvo de exemplo e incentivo para muitas pessoas. Vivemos em um país onde o preconceito fala mais alto, mas comigo Núbia, não tem preconceito. É um orgulho falar que sou enfermeira, sou egressa da FAMESC, mãe, avó, mulher, negra. Hoje sou coordenadora da Imunização em Bom Jesus do Itabapoana, responsável pelo setor de vacinas do município”, diz.
Núbia relata como foi lá no começo, quando tudo era muito difícil, mas com determinação, garra e persistência, venceu barreiras e alcançou seus objetivos.
“Eu tinha um sonho, o de ser Agente Comunitária de Saúde. Fui para o Instituto de Menores Roberto Silveira, onde cuidava da higiene pessoal das crianças. O sonho estava apenas começando, então tive pessoas em minha vida que foram para mim pai, mãe, irmão, companheiro. Sofri muito, fui humilhada, chorei, mas corri atrás e não desisti. Foi que eu disse para mim mesma, tenho que crescer e assim surgiu a primeira vaga de Agente Comunitária de Saúde, no bairro onde morei”, lembra.
As dificuldades continuavam, mas Núbia não desistia. “Nesse mundo ninguém é melhor que ninguém. Cada um tem uma qualidade, cada um tem um dom diferente. Foi quando surgiu um curso através do governo federal, de Auxiliar de Enfermagem, para os auxiliares de saúde. Não perdi tempo e me inscrevi”, destaca.
A criação é hoje o reflexo de sua vida. Criada pela avó com mais três irmãos, Núbia relata por quais instituições passou. “Estudei na Casa das Meninas, Colégio Roberto Silveira e fui tendo uma conduta para meu crescimento. Sonhar não custa nada, sonhar é buscar nossos objetivos e torna-los realidade”, frisa.
E assim surgiu Núbia Lopes, uma mulher guerreira, amada por muitos. Uma mulher de sucesso nos seus 43 anos de vida. “Se existisse duas Núbias, eu acho que com o pouquinho que ainda faço, esse Brasil seria uma país melhor. Hoje sinto a importância que tenho dentro de uma sociedade, dentro de uma comunidade carente”, lembra emocionada.
A FAMESC chega na vida de Núbia para fazer a diferença. “O crescimento veio e nesse tempo surge a FAMESC na minha vida. Foi então que iniciei a faculdade de Enfermagem. Após terminar, fiz uma pós-graduação, também na FAMESC, de Urgência e Emergência. Digo sempre que a porta de entrada para um profissional de saúde, é a atenção básica”, destaca.
Finalizando Núbia deixa seu recado para quem pertence à área de saúde ou mesmo um profissional que dedica seu tempo para fazer a diferença para quem quer que seja.
“Não desista nunca do seu sonho, lute, corra atrás e vença, porque a vitória é certa de todos que fazem sua parte e consequentemente de quem está ao seu lado. Digo isso para os acadêmicos de Medicina, de Enfermagem, para os Técnicos de Enfermagem, façam por amor, sempre se coloquem no lugar do outro, assim dessa forma você terá uma vida de sucesso”, conclui.
_______________________________
Jornalista: Esio Bellido
Reg. nº 0036792/RJ – MTb
Comunicação Famesc